Como cultivar Goiabas Vermelhas e amarelas em casa com excelente resultado final veja aqui!!

Publicidades

Vamos Plantar uma goiabeira e colha goiabas fresquinhas em casa!

Dentre as frutas existe uma que é por excelência brasileira: a goiaba (psidium guajava).
As goiabas são ricas em vitamina C, A, B1, cálcio, fósforo e ferro. São consideradas as rainhas da alimentação nacional, indicadas para emagrecimento, pois são pobres em gorduras.

Já imaginou que delícia colher goiabas frescas diretamente do seu quintal Na hora que você quiser?

Então, isso é só plantando que colhemos, com certeza.

Isso é possível! De todas as árvores frutíferas, a goiabeira é uma das plantas mais fáceis de plantar e cultivar, já que nasce de sementes comuns, chegando a ser considerada praga nos pastos por se multiplicar rapidamente.

As árvores frutíferas não precisam ser plantadas num pomar isolado, elas podem ser integradas ao paisagismo de campo ou urbano. A goiabeira floresce no verão e atrai os pássaros, por isso também dão charme à decoração da sua casa, quintal ou jardim com seu colorido rosa ou branco.

Como plantar uma goiabeira

Como cultivar goiabas em casa

Para plantar usando as sementes da fruta em sua casa:

  1. Retire a poupa de uma goiaba bem madura.
  2. Separe suas sementes, colocando-as sobre uma peneira e enxágüe. Deixe secar a sombra.
  3. Depois de secas, plante-as o quanto antes, em um vaso ou em saquinhos de muda.

Você pode plantar as sementes mesmo em épocas mais secas do ano, porém nesse caso regue-as diariamente. Uma dica para manter a umidade é colocar uma camada de palha sobre o vaso.

Dois ou três meses depois de ter plantado as sementes de goiaba, sua árvore já deve ter atingido uma boa altura para ser transplantada. Cave em seu quintal, um buraco com cerca de trinta centímetros de profundidade e transplante a muda.

A área aproximada necessária para o cultivo da goiabeira é de 25 metros quadrados. O terreno deve ser plano ou possuir pouca inclinação. Dependendo do solo pode ser necessária a aplicação de calcário e esterco antes de transplantar a muda e depois, uma vez ao ano para mantê-la saudável.

As goiabeiras frutificam melhor em regiões de clima quente, com temperaturas médias entre 25º C e 30ºC. A época ideal para o plantio de mudas de goiabeira é no início do verão. Depois de plantada, a árvore frutificará em aproximadamente 14 meses.

Cuidados com goiabeiras e goiabas

Como cultivar goiabas em casa

Atente para usar uma terra boa, adube sempre que necessário e não deixe faltar água.

Árvores frutíferas precisam ser podadas, tirando o excesso de galhos e folhas, você melhora a insolação e ventilação da copa o que ajuda no controle de pragas e doenças.

Muitas vezes a goiabeira é atacada pelo vulgarmente conhecido bicho de goiaba. Uma dica para evitar isso logo no início do desenvolvimento da árvore é ensacar no próprio pé as primeiras goiabas em embalagens apropriadas.

Outra maneira é colher os frutos quando iniciam o processo de amadurecimento e deixá-los amadurecer em local seco e fresco. Ao longo do processo de amadurecimento da própria goiabeira, a produção vai aumentando e melhorando de qualidade, até se estabilizar.

Nos próximos anos você poderá saborear deliciosas e frescas goiabas desde o final de dezembro até meados de março.

Curiosidade: a goiabeira vem de uma das grandes famílias botânicas, a Myrtaceae, mais comuns na América e na Austrália. A esta família pertence também a deliciosa e pequenina Guabiroba, sua prima-irmã, além da jabuticaba, uvaia, pitanga e grumixama.

Interessado em outras plantas para paisagismo que atraem pássaros? Veja o artigo aqui em nosso site.

273 total views, 3 views today

Publicidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here