Descomplicando a Gest√£o #5 Vejam Aqui! Seu Chefe

Seu chefe, é narcisista? Já parou para pensar que isso pode ter consequências inimagináveis?

Chefes narcisistas s√£o um problema para qualquer funcion√°rio. Eles n√£o gostam de ser criticados, desafiados, e nem sentirem-se sobrepujados.

Quando parece que um funcion√°rio est√° se sobressaindo ao chefe, √© problema na certa. Chefes narcisistas sempre tomar√£o as decis√Ķes que sejam mais ben√©ficas para si, passando por cima das necessidades e sentimentos de subordinados e colegas.

narcisista no trabalho é uma questão delicada, seja líder ou não. Especialistas definem o narcisista como uma pessoa egoísta, centrada em si mesma e muito autoconfiante.

O narcisismo, basicamente, é a crença do indivíduo de que ele é superior, mais importante ou inteligente do que qualquer outra pessoa. Mas o narcisista não é somente aquele colega metido que se acha e pode irritar todo mundo: seu comportamento o levará fatalmente a tentar obter vantagens em qualquer situação.

No Inventário Hogan de Desafios, pessoas com resultado de risco elevado na escala Arrogante (que indica uma inclinação ao comportamento narcísico) tendem a:

РTer uma ambição assertiva, e não se amedrontarem frente a tarefas complexas, independente da sua performance no passado;

– Ser impulsivas e resistentes ao feedback negativo;

– Avaliar suas habilidades de forma fantasiosa, e tomar decis√Ķes sem levar em conta a opini√£o dos outros;

– Sentirem-se merecedoras de posi√ß√Ķes de lideran√ßa e de um tratamento especial;

РSerem intimidadoras e insensíveis ao lidar com colegas de trabalho e outros subordinados, culpando-os por tudo que sai errado.

Quando na posi√ß√£o de lideran√ßa, pelo lado positivo, os narcisistas podem ser bastante carism√°ticos e autoconfiantes ‚Äď atraindo muitas pessoas para seu entorno.

Segundo Tomas Chamorro-Premuzic, CEO da Hogan Assessments, o narcisista √© o tipo de l√≠der para o qual se quer trabalhar ‚Äď e √© s√≥ depois, geralmente quando se sente amea√ßado, que o lado sombrio dessa personalidade pode aparecer.

Criado por Robert Hogan ao analisar os diferentes tipos de personalidade no trabalho, a express√£o ‚Äúlado sombrio‚ÄĚ diz respeito √† performance das pessoas quando elas n√£o est√£o sob os holofotes, eventualmente amea√ßadores, ou quando n√£o se importam se v√£o criar ou n√£o uma boa impress√£o para outras pessoas.

Em ess√™ncia, o lado sombrio representa a pessoa real e sua performance ‚Äúnatural‚ÄĚ sem retoques.

√Č essencial compreender o impacto do lado sombrio da personalidade na lideran√ßa ‚Äď e os tra√ßos de narcisismo na personalidade de um l√≠der podem minar por completo o desempenho do time.

Veja quais são os sinais que mostram que você está lidando com um líder narcisista:

√Č insens√≠vel √†s demandas dos empregados;

Est√° interessado somente em cuidar de seus interesses;

Não dá o devido crédito ao trabalho dos subordinados ou ao time;

Pode quebrar as regras ou normas éticas da organização;

N√£o se importa com as condi√ß√Ķes de trabalho dos funcion√°rios, e n√£o t√™m a menor empatia pelo outro.

 

Como lidar com um chefe narcisista?

Para Chamorro-Premuzic, a principal demanda do narcisista √© por aten√ß√£o. √Č importante, nestes casos, saber ter um bom relacionamento com o chefe para evitar problemas mais graves ‚Äď sem, no entanto, defend√™-lo com unhas e dentes, para n√£o criar atritos com uma equipe j√° fragilizada pelas demandas desse tipo de chefe.

Outro fator importante √© n√£o se aborrecer quando o chefe n√£o d√° o devido cr√©dito ao trabalho realizado. N√£o √© uma situa√ß√£o f√°cil, mas acredite: outros l√≠deres da empresa ou o RH, por exemplo, sabem que seu chefe n√£o construiu tudo sozinho ‚Äď ele tem uma equipe que est√° sabendo fazer a diferen√ßa.

Há benefícios?

Mas nem tudo est√° perdido no comportamento do chefe narcisista. H√° algumas li√ß√Ķes importantes que podemos aprender do comportamento desses l√≠deres ‚Äď eles podem ser √≥timos comunicadores, vision√°rios e inspiracionais. Al√©m disso, esses gestores costumam n√£o se intimidar frente aos desafios, nem de tarefas muito complexas, independente de sua performance no passado.

Professor, Samir Lótfi comenta como o narcisismo pode ter relação com os investimentos feitos pelas empresas em tecnologias de ponta. Pesquisadores ouviram 72 CEOs de 33 empresas farmacêuticas americanas.

Podem ler mais aqui- http://www.brasilrural.info/a-imagem-profissional-das-mulheres-gravidas/

128 total views, 1 views today

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here