MUDAS FLORESTAIS MUITAS VARIEDADES PARA PAISAGISMO OU ÁREAS VERDES

A FUTURO FLORESTAL produz mudas florestais de madeira nobre e espécies nativas para recuperação de áreas.

As mudas são produzidas em tubetes, com substrato com excelente nutrição, livre de pragas e doenças e rustificadas protans para o plantio em campo.

Confira abaixo as espécies que trabalhamos e saiba mais sobre suas caracterísitcas.

Mogno brasileiro, Mogno africano(senegalensis), Teca, Ipê amarelo, Guanandi, Jequitibá Rosa, Jequitibá branco.

GUANANDI (Calophyllum brasiliense)

Espécie nativa brasileira com grande potencial florestal por possuir excelente forma silvicultural. Tem sido plantada comercialmente há mais de 10 anos no Brasil em diversas regiões do país.
Na natureza é encontrada em beira de rios e nascentes, possuindo característica de tolerar encharcamento. Pode ser plantada em plantios florestais puros, mistos e em sistemas agroflorestais.

Nome popular: Guanandi

Nome científico: Calophyllum brasiliense Cambèss

Família: Clusiaceae

Outros nomes populares
No Brasil – Guanandi, Olandi, Galandim, Jacareúba(Amazônia), Gulande-carvalho, Guanandi-carvalho, Guanandi-cedro, Landim.
No exterior – Alfaro, Arary, Bari, Cachicamo, Cedro Maria, Cojón, Garrapato, Maria, Ocuje, Palo Maria, Santa Maria.

 

Ocorrência Natural
Ocorre de forma natural na América Central e América do Sul. No Brasil, a espécie ocorre nos seguintes estados: Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins, Distrito Federal.
Ocorre desde o nível do mar até 1500m de altitude.

 

Características gerais
Árvores que alcançam altura de 20 a 40m, com tronco de 40-60 cm de diâmetro. Em algumas regiões pode alcançar até 150 cm de DAP. O tronco é geralmente reto e cilíndrico.

 

Características Silviculturais
Possui excelentes características silviculturais, tronco cilíndrico e crescimento monopodial. Sua desrama natural acontece após sombreamento, necessitando podas de ramos nos momentos adequados.

Em plantios puros recomendamos espaçamento de 3 x 2m até 3 x 3m com necessidade de 2 a 3 desbastes ao longo do ciclo.

 

Solo e Clima
Se adaptam bem em regiões com precipitação anual acima de 1200mm bem distribuída ao longo do ano.

Em regiões com estação seca acentuada, necessita de irrigação nos 2 primeiros anos. Não tolera geada. A espécie pode ser plantada em diversos tipos de solo, porém em solos mais férteis tem crescimento mais acelerado. Não deve ser plantado em solos pobres.

 

Madeira
Possui madeira marron avermelhada, moderadamente pesada (densidade de 0,62g/cm³), fácil de trabalhar, durável quando exposta.Sua madeira é considerada moderadamente pesada (densidade 0,62g/cm3), possui a cor marrom avermelhada.

A madeira pode ser utilizada para confecção ou revestimento de móveis.

A madeira é própria para confecção de canoas, mastros de navios, vigas, para construção civil, obras internas, assoalhos, marcenaria e carpintaria; o governo imperial reservou para o estado o monopólio de exploração dessa madeira em 1810 para uso exclusivo na confecção de mastros e vergas de navios, sendo, portanto a primeira madeira de lei do país (lei de 7 de janeiro de 1835)

Também é usada como madeira estrutural, construção interna e externa, carpintaria em general, portas, janelas, pisos, gabinetes de primeira classe, forros, adornos, postes e estacas, torneados, instrumentos musicais ou parte destes; pisos para plataforma de caminhões, carrocerias, degraus de escadas e corrimões, artesanatos, dormentes de ferrovias (Carpio, 1992).

É uma madeira amplamente usada nos trópicos depois do Mogno e Cedro para movelaria em geral, para embarcações e construções de luxo, se tem usado como chapa na Guatemala.

Foi usada pelos Mayas para construção(Aguilar Cumes, 1992).

Utilidade

A árvore é bastante ornamental, podendo ser empregada no paisagismo em geral. Os frutos são consumidos por várias espécies da fauna, sendo, portanto útil no reflorestamento misto de áreas ciliares degradadas. É também considerada melífera, portanto é possível consorciar os plantios com criação de abelhas.

 

 

606 total views, 3 views today

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here