Temperos e Plantas medicinais ao mesmo tempo você sabia??


Tempere com saúde sua vida e de seus familiares e todos.

Você sabia que muitos temperos conhecidos do nosso dia a dia são considerados plantas medicinais? Ervas como a cebolinha e o coentro, além de deixarem os pratos mais gostosos, também trazem benefícios a nossa saúde. Essas plantas são de fácil cultivo, o que permite a elas que se desenvolvam bem mesmo dentro de casa.

A seguir, você poderá conhecer um pouco mais sobre as propriedades medicinais e de cultivo de um mix interessante de temperos para plantar em sua casa.

Cebolinha verde (Allium fistulosum)

 cebolinha verde

Conhecida como cebolinha é usada como tempero nos mais variados tipos de pratos. Rica em vitaminas A, C, cálcio e fósforo, auxilia na digestão e no sistema imunológico.

Dicas de cultivo – A cebolinha é uma planta perene que deve ser colhida rente à parte branca do talo, perto de suas raízes, para que torne a brotar com facilidade. As regas devem ser diárias, no início da manhã ou no final da tarde. A planta deve ficar protegida do vento e da incidência excessiva de sol e ser adubada a cada seis meses.

Coentro português (Coriandrum sativum)

 coentro

Esta erva pode ser utilizada como tempero na preparação de diversos pratos e também pode ter suas folhas mergulhadas em infusão para aliviar problemas hepáticos, estomacais e de gases.

Dicas de cultivo – Germina entre 7 e 21 dias depois de plantada. As folhas podem ser apanhadas quando as plantas atingirem 10 cm de altura, o que ocorre cerca de um mês depois do plantio. As regas devem ser diárias para que a terra mantenha-se úmida.

Manjericão (Ocimum basilicum)

 manjericão

Usado principalmente como tempero em molhos e ensopados, a folha dessa erva também pode ser utilizada como chá contra o mau hálito e para aliviar desconfortos gastrointestinais.

Dicas de cultivo – Em condições naturais, essa herbácea pode ser considerada perene, podendo ter suas folhas colhidas o ano todo. Para tanto, é preciso regá-las diariamente e prover boa drenagem do solo que deve ser rico em nutrientes. Recomenda-se adubá-las a cada três meses.

Orégano (Origanum vulgare L.)

Usado como tempero, pode ter suas folhas e flores secas usadas também no preparo de chás que estimulam as funções gástricas e biliares, além de provocar ou regular a menstruação.

Dicas de cultivo – É importante que a planta receba doses diárias de água e luz solar. A coleta das folhas é feita no inicio da floração da planta.

Pimenta

 pimenta

Rica em vitamina C é digestiva, cria resistências no organismo e age contra enxaquecas.

Dicas de cultivo – As pimentas preferem solos mais profundos e bem drenados. Se estiverem plantadas em saquinhos, transplante-as quando tiverem cinco folhas ou 10 centímetros. As pimentas poderão ser colhidas cerca de 50 dias após a floração. A poda deve ser feita sempre ao término da produção.

Salsa crespa (Petroselinum crispum)

Usada como tempero deixa os pratos mais saborosos. A salsinha pode ser amassada e aplicada sobre picadas de insetos para amenizar a dor. Isso também vale para a salsa lisa (Petroselinum crispum).

Dicas de cultivo – As duas espécies mais conhecidas são a salsa crespa e a salsa lisa. É uma planta perene de fácil cultivo e brota novamente quando cortada. Mantenha o solo úmido e cuide para que a planta receba pelo menos três horas diárias de luz do sol.

É muito fácil cultivar esses temperos que além de gostosos e saudáveis compõem o paisagismo de sua casa.

Saiba mais sobre o cultivo de plantas medicinais, em breve neste site.

Muita gente utiliza essas ervas por tradição e até mesmo por falta de recursos para cuidar da saúde, mas é importante frisar que no caso de doenças mais sérias, é indispensável consultar um médico para a orientação do tratamento mais adequado.

  • Conheça o poder dos antibióticos naturais
  • Dicas para ter uma horta em apartamentos, mostraremos aqui.

Veja abaixo algumas opções de plantas e a importância de cada uma:

Alecrim

O chá de alecrim ajuda na digestão e combate os germes que causam infecções. Já o óleo deste arbusto possui grande poder antisséptico e pode ser usado quando existem feridas superficiais na pele. Para cultivar, escolha um local com bastante luminosidade, mas protegido de ventos fortes.

 

 

Boldo

Santo remédio cultivado na casa de muitas avós, o chá dessa planta é usado para combater azia e má digestão e problemas no fígado. Além disso, ameniza os efeitos causados pela ingestão de bebidas alcoólicas.

Por ser uma planta extremamente resistente, não precisa de muitos cuidados e é ideal para quem deseja manter um canteiro com plantas funcionais e não tem muito tempo para cuidar. Seu tamanho pode chegar a até 2 metros.

 

Hortelã

Age contra alguns parasitas intestinais, como giardia e ameba. Também é usada para aumentar a produção de leite em mulheres que amamentam. Pode ser cultivada em vasos, em locais que recebam sol pela manhã.

Erva-cidreira ou Melissa

É um excelente remédio caseiro para insônia, pois atua contra a ansiedade e nervosismo, proporcionando o relaxamento e, consequentemente, um sono mais tranquilo. Esta planta também é muito utilizada para problemas digestivos. Pode ser cultivada em sombra parcial ou com luz solar direta. Sua altura, geralmente, atinge de 70 centímetros a 1 metro.

288 total views, 3 views today

2 COMENTÁRIOS

  1. hey man
    for me it was a game changer when I found Rockwall and started investing with them
    my passive income started to grow much faster than before
    I’m really happy with me results and I’m so excited, because I know my passive income will increase every day (by contrast to fixed salary)

    wish you the best man. good luck!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here